Enquanto escrevo esse texto, imagino que você esteja assustado. Eu também estou.

Nesse momento de tantas incertezas, o que devemos fazer?

Vou compartilhar alguns passos que temos usado e que funcionam muito bem em situações como essa

Passo 1: Respire fundo

Não tome grandes decisões. Não é o momento mais adequado para grandes decisões, como pensar em abrir um novo negócio, achar que sabe o que vai acontecer com o mercado financeiro e querer “ganhar uma bolada”, comprar ou vender um imóvel etc. Em momentos nos quais as emoções estão a flor da pele e as incertezas são grandes, calma e parcimônia fazem bem.

Passo 2: Encontre algo que você controla. 

Em relação às suas finanças, quais partes estão sob seu controle? A rentabilidade de seus investimentos? Provavelmente não? As subidas e descidas do dólar ou da bolsa? Acho que também não. Mas e quanto às suas rotinas de atividades físicas e sua alimentação? Suas despesas são feitas, na maior parte, por suas escolhas e, assim, também tendem a estar, em maior ou menor medidas, sob seu controle. Busque em você!

Passo 3: Faça alguma coisa sobre isso.

Faça alguma pequena ação com base no que você encontrar no passo 2. Uma de cada vez, mas com muito foco e na ordem de prioridade que achar melhor. Eu e minha esposa temos feito exercícios em casa com o uso de aplicativos gratuitos, temos focado em uma alimentação mais leve e, de forma proativa, temos feito videoconferências com amigos e familiares para mantermos o contato, vermos as pessoas mais queridas, ouvirmos suas vozes e nos sentirmos mais próximos. Além disso, já passamos o orçamento aqui de casa por um pente fino e conseguimos uma boa redução das despesas. Tudo isso tem, para nós, uma prioridade maior do que ficar no Facebook ou maratonar uma série, embora também façamos essas coisas quando sobra tempo.

Passo 4: Repita esses passos, sem parar. 

Uma coisa de cada vez, mas algo que possamos realmente controlar. Lembrem-se: as coisas mudam e tudo passa. Nós vamos superar isto!

Conte sempre com seu Planejador Fiduc para estar ao seu lado nesse processo e em tudo o que precisar para te ajudar com suas finanças pessoais.

Boas escolhas e um abraço.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap