Pergunta do leitor: Pretendo comprar um imóvel para obter renda com o aluguel. Do ponto de vista do retorno, o que é mais vantajoso: um imóvel menor e bem localizado ou um imóvel maior em locais mais afastados?

Resposta do Planejador Fiduciário Guilherme Baía:

Considere dois aspectos muito importantes ao investir em imóveis para locação:

O primeiro deles é a atratividade do imóvel para seu público: independentmente do tamanho do imóvel e da localidade, é relevante considerar quão atrativo este imóvel seria para os públicos possíveis para ele.

Mesmo um imóvel afastado, mas maior numa zona industrial em crescimento, pode atrair mais interessados que um apartamento à beira-mar, por exemplo, onde a concorrência pode ser muito maior. Essa atratividade ajuda você a obter valores melhores e/ou menor vacância no seu imóvel.

Outro aspecto é a liquidez associada ao custo de oportunidade. Imóveis exigem grande monta de capital aplicado que não retornam para as mãos do investidor tão rapidamente quando precisarem ser sacados. Isso aumenta o risco de oportunidade caso o imóvel “encalhe” e você tenha deixado outras oportunidades de investimento passarem pela escolha que fez.

Além disso, é importante considerar diversas outras questões que não podem passar desapercebidas:

  • Concentração de ativos na sua carteira – é bom que os imóveis não ocupem parcela tão significativa dos seus investimentos, ainda que essa parcela varie conforme as necessidades e os objetivos de cada investidor;
  • Risco operacional, de inadimplência e vacância – é um custo adicional você verificar e se proteger da possibilidade do seu inquilino lhe trazer desconfortos na relação, os custos para ajustar o imóvel para outro locatário e o rendimento zero nos meses de vacância;
  • Possibilidade, a depender do imóvel, de você locá-lo através de uma PJ sua. Tributariamente pode lhe ser mais eficiente, tanto quando falamos sobre IRPF quando falamos sobre o ITCMD.

Conteúdo por: Invest News

Share via
Copy link
Powered by Social Snap