Qual é o melhor presente que você pode dar para o seu pai? No mês de agosto temos a data comercial do dia dos pais, que foi criada como todas as outras para impulsionar o comércio. Não tem nada de errado nisso, porém, quero refletir sobre o presente que você PODE dar ou o presente que você QUER dar.

Poder e querer são diferentes. Eu quero presenteá-lo com o melhor, mas no momento o que cabe no orçamento é este, ou mesmo “não cabe nenhum” devido aos impactos financeiros causados pelo COVID-19. Não tem nada de errado nisto. Não é vergonha e acredito que o pai sempre deseja receber o que o filho realmente tem condições de honrar. Será que um pai precisa mesmo do presente ou ele prefere que o filho tenha Liberdade Financeira com uma reserva para emergências e um planejamento para sua tranquilidade financeira no futuro?

Quero aproveitar este tema e falar de Educação Financeira de (e entre) pais e filhos. Entendo que a melhor forma de ensinar é pelo exemplo! Filhos que enxergam nos pais exemplos de boa gestão das finanças, construção de patrimônio e reserva financeira para todos os momentos, tendem a levar isso para a vida. 

Também quero falar para os pais: o que você que é pai pode deixar de melhor para seu filho? Já recebi várias respostas como: Educação, Imóveis, Reserva Financeira, Previdência.

Trabalho desde 2000 ajudando famílias e pessoas a ativarem seus neurônios financeiros para atingirem a Liberdade Financeira por meio do controle do orçamento, eliminação e renegociação de dívidas e, principalmente, a fazerem investimentos inteligentes. Por isso, cheguei à conclusão de que a melhor coisa que você pode deixar para seus filhos, financeiramente falando, é você não precisar deles quando for mais velho!

A situação da grande maioria dos aposentados brasileiros é de não conseguirem cumprir seus compromissos financeiros com tranquilidade. Alguns aposentados continuam a trabalhar para compor a renda, outros dependem dos filhos para honrar seus planos de saúde e outros ainda dependem de ajuda do governo com remédios.

Pensar no futuro financeiro dos filhos é muito importante, porém, em primeiro lugar, quero incentivar você a construir um belo futuro financeiro. Você deve focar em fazer dinheiro, gastá-lo de formar inteligente e, principalmente, começar a investir na sua Liberdade Financeira por meio de investimentos inteligentes, com orientação e ajuda profissional de gestores.

Vamos começar agora? Faça seu checkup financeiro neste link. São somente 3 minutos e vamos logo começar a mudar suas finanças, de hoje e de amanhã.

Feliz Mês dos Pais!

Erasmo Vieira
Palestrante, Mentor e Planejador Financeiro 

Share via
Copy link
Powered by Social Snap