O que é a Academia FIDUC?

16 de outubro de 2017 | Imprensa

Imagem - Fiduc

Eu já falei em outros artigos sobre a minha visita à Saint James Place, gestora inglesa na qual baseei o modelo de negócios da FIDUC. Mas eu pouco falei da Academia deles e sobre como ela trabalha com um objetivo: unir profissionais em uma comunidade. Essa estrutura fazia muito sentido porque sempre quisemos gerar sentido de pertencimento aos nossos Associados.

Alan Simmons, que fundou a Academia Saint James Place e se juntou à FIDUC, e eu, começamos então a estruturar como seria a Academia FIDUC, a nossa comunidade. E ela vai funcionar em três etapas: recrutamento, treinamento e mentoria.

Na primeira etapa, a de recrutamento, nosso objetivo é entender quais profissionais do mercado financeiro têm o perfil e os valores alinhados com os nossos. Procuramos pessoas que tenham, acima de tudo, espírito empreendedor, que gostem de servir o cliente e que já tenham experiência no mercado financeiro. Nossos Associados são pessoas que já têm estrada e, principalmente, bom relacionamento e confiança de seus clientes.

Depois de selecionados, os profissionais escolhidos tornam-se Associados da FIDUC e entram na fase de treinamento. Nessa etapa, passaremos cinco dias juntos e abordaremos dois grandes aspectos, que chamamos de soft skills hard skillsO grande objetivo aqui é capacitá-los para converter o cliente, além de construir um relacionamento de confiança e de longo prazo.

No aspecto soft skills, nosso objetivo é trabalhar o indivíduo. Mais do que trabalharmos as habilidades e desenvolvê-las, acreditamos que é preciso focar no ‘ser’ e não apenas no ‘fazer’. Todo ser vivo é capaz de aprender algo que é técnico, porque as habilidades são desenvolvidas, mas atitude e postura é o que faz a diferença lá na ponta, no dia a dia com o cliente. Para essa etapa, convidei o Antônio Luiz Mendes de Almeida, um consultor apaixonado e especializado em desenvolver pessoas e impulsionar carreiras. Durante os últimos 15 anos, atuou como consultor em diversas empresas e treinou mais de 5 mil pessoas.

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Depois, entramos no aspecto mais técnico, o que chamamos de hard skills. Para essa etapa, a ideia é capacitar ainda mais os nossos Associados para que possam, de fato, oferecer o melhor serviço de planejamento financeiro para seus clientes.

Vamos abordar seus componentes como gestão financeira, gestão de ativos, gestão de riscos, além de ferramentas como investimentos e seguros, entre outros temasPara essa etapa, convidei o Valter Police, um consultor de educação financeira e um empreendedor nato, que faz palestras, workshops e treinamentos em empresas há mais de 20 anos.

Nesse treinamento, queremos estimular troca de experiências e melhoria do trabalho de todos, sempre em conjunto. Lembra da sensação de pertencimento? É isso, trocar experiências e desenvolver o modelo de negócios que é mais efetivo para o grupo.

Por fim, partimos para a mentoria e essa parte é muito importante, porque depois do treinamento entendemos que os profissionais podem precisar de suporte nas questões do dia a dia com o cliente. Por isso, queremos uma aproximação contínua com nossos Associados.

Assim, podemos dar a cada profissional o melhor aconselhamento e reforçar que ele não está sozinho, que deve sempre contar com o apoio da FIDUC. Para garantir isso, temos um time de profissionais pronto para ajuda-los por telefone, mensagem ou e-mail.

Queremos fazer diferente, não somos robôs.