Você entrou no mês com o compromisso de organizar as contas para começar a poupar, mas novamente o dinheiro acabou antes do dia 30. Isso acontece porque você, como a maioria dos brasileiros, talvez esteja pensando errado, decidindo poupar o que “sobra” do orçamento doméstico.

É muito comum as pessoas se programarem para nunca deixarem de pagar a conta de luz, água e o aluguel, mas nunca se programam para poupar e somente cumprem com esse compromisso quando sobra algum dinheiro no final do mês.

Para não cair nessa armadilha, é preciso fazer um planejamento das contas a fim de economizar e investir parte do dinheiro assim que ele entra. Isso mesmo, poupar deveria ser uma obrigação como se fosse uma conta qualquer que você paga todo mês.

O Primeiro passo

O Primeiro passo é fazer o Orçamento doméstico. (Leia esse artigo até o fim que eu te ajudo com isso)

Para começar, principalmente por ainda não sermos educados financeiramente, sugiro começarmos pelo menos com 10% do salário líquido destinado à sua Capacidade de Poupança.

Um homem sem propósito é como um navio sem leme.” – Thomas Carlyle

Como tudo que fazemos na vida, poupar não é diferente, tem que ter um propósito. Veja abaixo os principais deles:

Reserva de Emergência

O primeiro propósito dessa poupança é criar uma reserva de emergência que cubra 6 meses das suas despesas. Em época de crises, é aconselhável engordar essa poupança para cerca de 8 meses.

Independência Financeira

Outro propósito fundamental é a sua Independência Financeira. Nos tempos atuais, com a reforma da previdência, estamos percebendo que cada vez mais o sistema previdenciário social migrará para um sistema previdenciário privado, no qual você será o responsável único e direto pelo acúmulo de capital que irá usufruir no futuro. Assim, direcione a poupança para sua liberdade financeira.

Realização de sonhos

Para você, qual é a melhor parte da vida? É sorrir em um dia de manhã? É comer um doce sem culpa? A verdade é que pequenas coisas fazem a vida valer a pena. É pela felicidade que vivemos, é por ela que nos sustentamos, por ela morreremos. Sendo assim, tão importante quanto os propósitos acima, é a realização de um sonho. Reserve uma parcela da sua poupança para os sonhos mais imediatos, de curto e médio prazos, como viagens, troca do carro ou a compra de um imóvel.

E para finalizar…

Agora que você já sabe teoricamente como começar a poupar, vou te ajudar a fazer na prática! Clique aqui para fazer o check up financeiro. É GRATUITO! Conhecer a nossa limitação é fundamental para começarmos qualquer mudança.

Com o seu Check-up Financeiro, um sócio e planejador financeiro da Fiduc poderá te ajudar a organizar suas finanças e verá quão capaz de gerar poupança e alcançar seus sonhos você é.

Grupo Soluções Financeiras no Facebook – Participe do nosso grupo, nele você fará parte de uma comunidade interessada em discutir assuntos ligados a Educação Financeira, Planejamento Financeiro, Investimentos, Empreendedorismo e Economia – Clique no link e participe => Participar do grupo

 

× Como posso te ajudar?
Share via
Copy link
Powered by Social Snap