O que você entende por Liberdade Financeira? E o que você entende sobre Independência Financeira? É a mesma coisa ou não? Quero refletir sobre esses temas tão importantes para nossas vidas.

Não encontrei definições completas em dicionários, mas encontrei as seguintes definições de Liberdade e Independência no Michaelis e vou relatá-las aqui:

Liberdade

  • Nível de total e legítima autonomia que representa o ideal maior de um cidadão, de um povo ou de um país;
  • Poder de agir livremente, dentro de uma sociedade organizada, de acordo com os limites impostos pela lei;
  • Faculdade que tem o indivíduo de decidir pelo que mais lhe convém;

Independência

  • Estado, condição ou característica daquele que goza de autonomia ou de liberdade completa em relação a alguém ou algo;
  • Condição financeira favorável de alguém ou de uma instituição, sem que precise depender de outrem; independência financeira suficiente.

Diante dessas definições e colocando a minha experiência como planejador financeiro há mais de 20 anos, entendo que são diferentes, mas se completam. Quando pergunto para as pessoas se elas gostam de ter dinheiro, a grande maioria diz que adora. Contudo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Anbima, chamada “Raio-X do Investidor”, do final de 2019, apenas (apenas!) 44% dos brasileiros tinham algum investimento financeiro para chamar de seu.

As pessoas gostam de ter dinheiro, mas não têm e isso é devido à falta de educação financeira. Eu escrevi, em meu livro “Viva em Paz com seu Dinheiro”, da Literare Books, que dinheiro foi feito para gastar. Muitas pessoas gostam tanto de gastar que gastam o que tem e até o que não tem, com o uso do crédito, por exemplo. Assim, não conseguem ter dinheiro como reserva. Isso representa 56% da população, segundo a pesquisa da Anbima.

Eu entendo que Liberdade Financeira significa você ter dinheiro. Ter sempre dinheiro para honrar os compromissos e uma reserva que permita algumas escolhas, como: pedir comida ao invés de ir cozinhar; comprar isso porque tenho dinheiro e não vai me apertar; viajar de avião que é mais rápido que o carro; ficar em um hotel que vai me proporcionar mais conforto.

O economista, filósofo e escritor americano John Kenneth Galbraith escreveu: “nada estabelece limites tão rígidos à liberdade de uma pessoa quanto a falta de dinheiro”. Com este texto quero motivar você a nunca ficar sem dinheiro e a nunca perder sua liberdade financeira.
Agora, quero aproveitar a semana em que comemoramos a Independência do Brasil, para te mostrar que além de conquistar sua liberdade financeira você pode conseguir a sua Independência financeira.

Independência Financeira significa ter um volume de dinheiro ou patrimônio que produza um resultado com juros, dividendos, aluguéis, bonificações etc., que pague todos os seus custos com folga, para você aproveitar a sua vida. Isso significa uma aposentadoria digna, mas somente uma pequena parte dos brasileiros têm conseguido esta independência.

Nunca é tarde para buscar sua Liberdade Financeira e sua Independência Financeira. Eu posso te ajudar, vamos conversar?

Faça agora o seu check-up financeiro e comece a mudar a sua vida!

Erasmo Vieira
Mentor e Planejador Financeiro da Fiduc

Share via
Copy link
Powered by Social Snap