Principais Perguntas

1. A FIDUC é uma corretora ou um Banco? O que é a FIDUC?

A FIDUC não é um Banco, muito menos uma corretora. A FIDUC é uma FINTECH que integra solução de gestão de investimentos com controle das finanças pessoais. Para isso, utiliza a FIDUC Gestão Fiduciária, que é uma gestora registrada na CVM, para cuidar dos investimentos dos clientes ao mesmo tempo em que FIDUC Planejamento Financeiro designa um de seus Sócios para entregar de forma pessoal e contínua o controle das suas finanças pessoais.

2. O que é o “modelo fiduciário” e “modelo transacional”?

Existem dois modelos de atuação para as empresas no mercado: o transacional e o Fiduciário. A diferença está relacionada a quem paga pelo serviço. No modelo transacional, mais comum na América Latina, o pagamento do prestador de serviço é realizado pelo “fornecedor” do produto que foi vendido ao cliente. Já no modelo fiduciário o pagamento é realizado apenas pelo cliente e, assim, quem atua nesse modelo coloca os interesses do cliente em primeiro lugar.

3. Qual a vantagem do modelo fiduciário?

Para dar um exemplo, vamos ao setor médico. Um médico sempre atua no modelo fiduciário – ele só deve servir aos interesses do cliente e não pode receber pagamentos, benefícios ou comissões por receitar determinados medicamentos. Você iria à um médico que não te cobra pela consulta, mas recebe um valor de “rebate” da farmácia a cada vez que você compra um remédio que ele prescreve? Provavelmente não, não é mesmo?

Isso acontece para praticamente todo mundo no mercado financeiro. Você vai ao banco ou à corretora e te dizem que o serviço é “gratuito”. No fundo, você sabe que os profissionais que te atendem são remunerados, mas não por você e sim pelo banco ou, no caso da corretora, pelos fornecedores dos produtos de investimento ou seguro que você comprar e, além disso, cada produto tem uma margem diferente de rebate.

Esse é o modelo transacional, no qual um vendedor não tem alinhamento de interesses com o comprador – você. Ele atende aos interesses do banco ou presta atenção nas diferentes margens dos produtos que vende, quando em uma corretora. Os seus interesses não estão em primeiro lugar.

A FIDUC democratiza o modelo fiduciário no mercado financeiro brasileiro.

Isso significa que você, ao investir na FIDUC, terá seus interesses colocados em primeiro lugar.

4. Quais são os investimentos disponíveis?

A FIDUC não vende produtos de investimento. Ao invés disso, faz algo muito melhor: gestão profissional! A FIDUC analisa o seu perfil de investidor e recomenda uma diversificação entre diversas classes de ativos, como renda fixa, multimercado, renda variável ou mesmo previdência. Dentro de cada uma dessas carteiras, os comitês de investimento da FIDUC varrem o mercado na busca pelas melhores opções e montam carteiras bem balanceadas, com o menor nível de risco em busca pelas maiores rentabilidades possíveis.

Assim, um cliente da FIDUC tem uma verdadeira diversificação, investindo em carteiras com mais de 35 fundos de investimento, muitos dos quais inacessíveis por outras empresas e que só passam a fazer parte do portfólio após passarem pelo criterioso processo da tripla filtragem FIDUC

5. Onde fica o meu dinheiro?

No Bradesco Administração e Custódia. Como a FIDUC não é um banco ou uma corretora, o dinheiro do cliente nunca passa por nós e vai diretamente da conta do cliente, em qualquer banco, para o veículo de investimento escolhido, também em nome do cliente e garantido pelo Bradesco. Assim, o formato da operação é mais seguro do que o de um banco ou uma corretora porque o dinheiro sempre permanece em nome do cliente e fica “custodiado”, que é o termo técnico para dizer guardado, no Bradesco, referência em segurança no Brasil.

6. Quem são os planejadores financeiros da FIDUC?

São Planejadores e Consultores Financeiros, profissionais das áreas de Wealth Management/Family Office, Assessores de Investimentos/Agentes Autônomos e Executivos Financeiros Corporativos, todos empreendedores e Sócios da FIDUC. Os planejadores financeiros passam por treinamento intensivo e contínuo e contam com toda a estrutura da FIDUC para entregar o controle das finanças pessoas aos clientes.

7. Quanto custa para ser cliente e como eu pago pelos serviços?

O custo verdadeiro para o cliente fica entre 0,75% e 0,90% dos valores investidos ao ano, na grande maioria dos casos. A forma de cobrança é pelas taxas de administração dos fundos, que variam entre 0,9% ao ano e 1,7% ao ano.

Essa diferença ocorre porque, pela regulamentação da CVM em vigor, todo fundo de investimento é obrigado a divulgar a taxa de administração bruta. No entanto, nossas carteiras são montadas em estruturas de fundos de fundos, tributariamente eficientes e que reduzem os custos para o cliente porque exigem a devolução, por lei, dos rebates que cada fundo investido paga. Como negociamos rebates muito grandes, embora o custo bruto seja o das taxas de administração mencionadas, o verdadeiro custo para o cliente é bem menor, porque ele recebe as devoluções (rebates), dentro dos próprios fundos, aumentando a rentabilidade.

Essa forma de cobrança, percentual dos ativos sob gestão, é a mais utilizada no mundo porque envolve transparência e compromisso com os resultados, embora seja ainda pouco utilizada no Brasil. No modelo transacional esse método não é utilizado justamente porque nesse mercado os custos e margens ficam sempre escondidos.

Sempre que você olhar o valor da cota do fundo, a rentabilidade ou o seu saldo os valores já são líquidos de todas as taxas e custos, exceto do imposto de renda.

Assim, o cliente FIDUC sabe que paga – os serviços não são gratuitos – sabe quanto paga, mas não precisa se preocupar com isso, uma vez que o administrador dos veículos de investimento – o Bradesco – operacionaliza essa parte de forma automática.

 

Isso á caro ou barato?

Muito barato. Para dar um exemplo, o mercado americano cobra hoje, para um investidor com um milhão de dólares aproximadamente, 1,02% ao ano. Em outras palavras, a FIDUC cobra menos do que o mercado mais competitivo do mundo!

8. Como cliente da FIDUC, o que eu recebo?

Você recebe gestão de investimentos profissional, feita pelos melhores gestores do Brasil e controle de suas finanças pessoais, entregue pelo seu planejador financeiro Sócio da FIDUC.

Quer falar conosco?
Entramos em contato com você!

E-mail

Possui alguma dúvida? Envie um e-mail para que a nossa equipe possa te auxiliar.

contato@fiduc.com.br

Telefone

Você pode ligar para o nosso escritório no horário comercial através do número abaixo.

(11) 4118-2310

Formulário

Se preferir, utilize o formulário abaixo e mande uma mensagem para a nossa equipe.

Mande uma mensagem

Copy link
Powered by Social Snap