Normalmente em todo início de ano fazemos nossos planos, objetivos pessoais e financeiros e, principalmente, projetamos a conquista de sonhos. Se você fez isso em dezembro de 2019 ou em janeiro de 2020, parabéns. Toda vez que escrevemos nossos sonhos, eles começam a se materializar e passam a ser um objetivo claro, que tem mais probabilidade de dar certo.

Porém, veio uma “coisa” do exterior chamada COVID-19 e mudou a vida do planeta inteiro. Certamente, a grande maioria dos planos foram afetados negativamente com o fechamento de comércios, serviços e cidades inteiras. Também tivemos impactos financeiros para muitas atividades.

Contudo temos um “novo normal” e devemos refazer os planos e rotas para o resto de 2020. Estamos no início de julho, início do segundo semestre e temos ainda 6 meses para trabalhar em 2020.

Vamos aproveitar e refazer os planos? Topa o desafio?

Algumas pessoas tiveram perdas financeiras, mas outras estão agora com sobra no orçamento mensal. Você pode estar perguntando quem tem dinheiro agora? Quem possui bons princípios de planejamento financeiro e antes da pandemia já tinha construído as suas reservas financeiras certamente está passando melhor por este momento, principalmente no pilar financeiro. Outros problemas podem ter surgido e isso é normal.

Já soube de casos de pessoas que estão gastando menos com presentes, roupas, lazer, saídas e viagens. Está é uma excelente oportunidade para começar a investir para realizar os sonhos ou construir a sua liberdade financeira.

Vou passar uma dica sensacional para você reescrever seus objetivos financeiros: seu objetivo ou plano tem que ser “SMART”.

Sonho SMART

  1. Específico – Ser expresso de forma bem clara. Está bastante detalhado?
  2. Mensurável – Tem que ter um número. Você pode medir?
  3. Alcançável – Significa que depende de você e é algo viável dentro dos seus recursos e capacidades (dentro da sua nova realidade financeira). Está dentro das suas possibilidades?
  4. Realizador – Que faça você falar “não” para alguma coisa, para conseguir conquistar outra. Você se emociona com seus sonhos?
  5. Tempo – Ter uma data clara para acontecer. Você colocou um prazo?

Vamos começar e resgatar seus sonhos?

É hora de revisar seus gastos e guardar mais. O mercado mudou e se você ainda está com seus investimentos todos concentrados em renda fixa ou apenas na caderneta de poupança, é hora de reavaliar seus investimentos também.

Faça agora seu check-up financeiro neste link …….. e em 5 minutos você terá um retrato da sua vida financeira.

Erasmo Vieira

Mentor e Planejador Financeiro

Share via
Copy link
Powered by Social Snap