Diferenças entre os modelos de negócio Fiduciário e Transacional – parte I

22 de janeiro de 2018 | Imprensa

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O modelo de negócios fiduciário foi definido por John Bogle, fundador da Vanguard – maior mutual-fund do mundo, como sendo: “onde uma pessoa não pode servir dois mestres”, ou no original “where a person cannot serve two masters”.

Esta definição é importante pois sintetiza dois aspectos importantes do modelo fiduciário: o primeiro é que se trata de servir e o segundo é que o sentido do serviço é um só. No modelo fiduciário, nós servimos a um mestre somente, o cliente. Servir ao cliente é o único modelo de negócios que existe no modelo fiduciário. O alinhamento que ele proporciona entre os consultores fiduciários e seus clientes é absoluto na busca dos melhores resultados.

Vamos analisar por um instante o outro modelo de negócio para gestão patrimonial, o transacional. O modelo transacional é o mais comum no Brasil na gestão de patrimônios menores. Ele é adotado por todos os bancos comerciais, plataformas de Agentes Autônomos de Investimentos e corretoras. Essencialmente todas essas plataformas têm como modelo de negócio a venda. Eles tem com seus clientes a mesma relação que um vendedor de loja tem com seu cliente. Entre o vendedor e comprador existe ruído transacional, que é a negociação das condições da venda. Quanto maior o preço que a plataforma obtém na transação, pior para o cliente e melhor para o vendedor.

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No mundo anglo-saxão (EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália), a maior parte dos investimentos previdenciários – de longo prazo – é feita dentro do modelo fiduciário. No Brasil, por outro lado, o modelo fiduciário ainda é restrito aos family-offices de grandes fortunas, e a maior parte do mercado precisa gerir seu patrimônio de longo prazo dentro do modelo transacional. A FIDUC é o primeiro modelo voltado para trazer o modelo fiduciário em grande escala para o Brasil e estamos fazendo isso montando uma rede de Associados que são profissionais do mercado financeiro que entregam nossos serviços para seus clientes.

No meu próximo artigo, segunda-feira que vem, abordarei características da operação dos dois modelos de negócio.