Pergunta do leitor: Existe alguma forma de investir nos títulos do Tesouro Direto para formar uma reserva para a aposentadoria?

Resposta de Erasmo Vieira:

Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma online. Resumindo: você empresta seu dinheiro para o governo gastar e ele paga juros para você.

Existem diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração e, por isso, podem atender diferentes perfis e necessidades.

Para sua reserva financeira e emergência pode ser usado o Tesouro Selic que possui rentabilidade atrelada a taxa básica da economia (Selic).

Voltando à sua pergunta, para buscar uma rentabilidade acima da inflação no longo prazo, na busca pela aposentadoria por exemplo, pode ser usado o Tesouro IPCA+ que são títulos que pagam a variação do IPCA mais uma taxa prefixada de juros.

No entanto, é importante que você saiba que esse rendimento só é garantido se você permanecer com os títulos até o vencimento. Durante todo o período, eles irão variar de preço e, portanto, de rentabilidade, podendo apresentar grandes variações, inclusive negativas. Como exemplo, o Tesouro IPCA+ 2035 teve um desempenho negativo de 5,3% no acumulado de janeiro e fevereiro desse ano.

Outra opção é o Tesouro Prefixado, que tem uma remuneração já definida, mas, como o anterior, apenas se você o mantiver até o vencimento. Um risco desse tipo de título é que não sabemos o comportamento futuro da inflação. Assim, se a inflação for baixa e os juros também, ele pode ser um ótimo investimento, mas se forem altas, ele pode até mesmo perder para a própria inflação.

Como todos os investimentos, os títulos do tesouro apresentam oscilações (volatilidade) e podem ser usados para construção de uma reserva para aposentadoria, porém eles são todos baseados em renda fixa.

Pensando no longo prazo recomendo uma diversificação maior utilizando também outros mercados, como o de renda variável, além de sugerir uma gestão profissional dos seus investimentos, por exemplo, com a utilização de fundos de investimento de gestores renomados. Todos os brasileiros deveriam pensar mais na sua aposentadoria, como você está fazendo. Parabéns!

Conteúdo por: InvestNews

Share via
Copy link
Powered by Social Snap